Page Rank

PageRank

domingo, 26 de setembro de 2010

Tecnologias no Judiciário na web e na TV

ReproduçãoINOVAÇÃO - Uso do meio tecnológico amplia acesso à Justiça
INOVAÇÃO - Uso do meio tecnológico amplia acesso à Justiça

Já estão disponíveis para serem assistidas pelo Youtube as reportagens sobre o uso de novas tecnologias pelo Poder Judiciário. É possível conferir as matérias na íntegra neste link. O programa está sendo exibido esta semana em rede nacional pela TV Justiça, e, para a região metropolitana de BH, na TV Comunitária e na TV Horizonte. É possível acompanhar também a produção de novos programas pelo canal do JQ.

A reportagem acompanhou iniciativas de servidores de Belo Horizonte, como a instalação de um leitor ótico em uma das secretarias do Fórum Lafayette, e outras em nível nacional, como o Sistema CNJ - conhecido anteriormente como Projudi - programa que visa gerenciar e controlar a tramitação de processos judiciais de forma eletrônica. O ganho de tempo e a praticidade, consequências dessa inovação vão ser mostrados na prática pelos repórteres, que acompanharam o funcionamento dessa plataforma.

Outro aspecto da inovação tecnológica no Poder Judiciário é o uso das fibras óticas para a transmissão de dados. Desta forma, um magistrado consegue realizar audiências em tempo real com internos de uma penitenciária localizada a vários quilômetros do fórum da comarca, sem a necessidade de transporte até o local. A vídeoaudiência é outro assunto que vai ser explorado pelos repórteres.

Além de exemplos em Minas Gerais, o programa exibirá outras iniciativas pelo Brasil que incrementaram a atividade judiciária a partir da adoção de meios tecnológicos. A produção também localizou, nos Estados Unidos, um advogado português que utilizou a Internet como suporte para agilizar o trâmite de pedidos de divórcio. A iniciativa é pioneira e já permitiu que casais cujos cônjuges são portugueses e que vivem fora do seu país concluíssem o processo sem a necessidade de ir a Portugal.

O programa Justiça em Questão é produzido há cinco anos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Os telespectadores podem enviar críticas e sugestões pelo e-mail: justicaemquestao@tjmg.jus.br



Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Raja Gabaglia
(31)3299-4625 begin_of_the_skype_highlighting (31)3299-4625end_of_the_skype_highlighting
justicaemquestao@tjmg.jus.br
Publicar postagem

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO! OBRIGADO!

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

NÚMERO DE VISITANTES

Sobre o Leokiru

GLAU

GLAU
Moda e Dicas de Economia tudo em um mesmo lugar.

AD (728x90)

Divulgue o Direito

Coloque o Direito em Questão no seu Site ou blog. Basta copiar o código a baixo.

Blogger news

Feature (Side)

Blogroll

Blogger templates

Blogger news

Grupos do Google
Participe do grupo Direito em Questão
E-mail:
Visitar este grupo