Page Rank

PageRank

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tiririca e coeficiente eleitoral


Os brasileiros foram às urnas neste domingo último para escolherem seus representantes no governo. O Brasil deixou para o segundo turno a escolha para o próximo Presidente, já os Estados elegeram seus Deputados Federais, Senadores, Deputados Estaduais e Distritais e em alguns já foram escolhido seus governadores.

Tiririca, um palhaço de profissão, foi o Deputado Federal eleito com o maior número de votos do Brasil, 1.353.820, se aproximando do saudoso Éneas Carneiro que teve 1,5 milhões de votos. Esses votos, ditos como de protesto, nos mostra a fragilidade do nosso sistema eleitoral, senão vejamos.

Com aproximadamente dois anos de antecedência, os partidos se articulam em busca dos pré-candidatos para a formação das chapas. Tiros são dado para todos os lados, artistas, líderes comunitários, jogadores de futebol são disputados pelos partidos em busca de uma formação de chapa que atenda os interesses dos partidos.

A formação da chapa é feita com interesses diversos, geralmente se um líder de partido é candidado ele tenta elaborá-la de uma forma que lhe vai favorecer. Geralmente uns com mais votos e os outros que servirão para compor a chapa e fazer com que o partido atinja o coeficiente eleitoral.

Como o Tiririca era um candidado que poderia ter muitos votos, o partido todo juntou suas forças nele para que com sua expressiva votação elegeria não somente ele, mas também mais uns 5 outros candidados com votação baixa.

Na verdade, nosso sistema eleitoral é falho, pois a quem isso beneficia? Somente aqueles espertos que se utilizam dos partidos para se promoverem. O voto de legenda não agrega valores e somente possibilita o “negócio” das eleições. Quem tem o partido na mão, monta a sua chapa com o intuito de atender seus interesses. Comissões provisórias são distribuidas pelos municípios em troca de apoios. O Tiririca é um fantoche que é manipulado pelo PR, Partido da República, que o promoveu para eleger outros Deputados Federais por São Paulo.

Em 2002 o então presidente do PRONA, Partido de Reedificação da Ordem Nacional, Enéas Carneiro foi eleito com 1,5 milhões de votos e por causa do coeficiente eleitoral elegeu também mais 5 deputados, sendo o último candidato eleito com apenas 248 votos e se tivesse mais um candidato no PRONA com apenas um voto ele seria eleito, pois a votação do Dr. Enéias daria para eleger 7 Deputados Federais. Isso sem contar que os candidatos a deputado federal menos votado do Brasil foram Carlos Pereira, do PSL, e Vandecy Pantoja Ramos (PT do B), que somaram apenas um voto na disputa em Roraima e Amapá, respectivamente em 2002.

Isto só é possível, por causa do nosso sistema eleitoral que beneficia a corrupção, a venda de vagas para candidatos e o interesse de poucos em detrimento dos partidos políticos que não expressam mais a opnião popular, mas é um meio de negociação.

Não existe mais partido da esquerda e da direita, não existe mais ideologia política, como uma candidata que congrega na igreja Assembléia de Deus, se candidata por um partido que tem como fundamento a descriminização do uso da maconha e do aborto sendo que existe partido com o seguimento da igreja protestante como exemplo o PSC? Porque um fundador do Partido dos Trabalhadores, PT, sai como candidato a suplente de senador pelo PSDB, eternos inimigos políticos?

A mudança do nosso sistema eleitoral e a mudança nas regras de filiação dos partidos são necessária. Temos que por fim no tal do coeficiente eleitoral, no voto de legenda para acabar com anomalias políticas que só mancham a imagem das eleições brasileiras.


Leandro Lopes Aguilar (Leokiru)

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO! OBRIGADO!

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

NÚMERO DE VISITANTES

Sobre o Leokiru

GLAU

GLAU
Moda e Dicas de Economia tudo em um mesmo lugar.

AD (728x90)

Divulgue o Direito

Coloque o Direito em Questão no seu Site ou blog. Basta copiar o código a baixo.

Blogger news

Feature (Side)

Blogroll

Blogger templates

Blogger news

Grupos do Google
Participe do grupo Direito em Questão
E-mail:
Visitar este grupo